quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Poncho de tricô

Copiei este poncho por um que me encantou,
feito e usado por uma prima açoriana muito habilidosa.
Quando vi o que a prima vestia, fiquei logo caída de amores!
Logo ali, no nosso encontro, decidi que iria copiá-lo!
E copiei! 
Digamos que foi aquela paixão à primeira vista!... 
A cor era linda, cereja, mas a prima é uma menina nova! 
Para mim seria conveniente usar uma cor
mais adequada à minha idade... e gostei desta: bege.
 O poncho é retangular, 
apenas cosido num pequeno apontamento do ombro,
como mostro nas fotos.
 A prima facultou-me gentilmente a página da revista 
com o respetivo gráfico, 
por isso não terei de explicar como o tricotei!
Quem o quiser copiar terá de fazer apenas isto:
adquirir uma agulha circular nº. 5,5 e 9 novelos deste fio!
Para outros fios terão de saber que agulha deverão usar:
não vale a pena perguntar, 
porque qualquer novelo que se compre 
traz a indicação do número de agulha a usar. 
Quanto à sua execução: 
ler e seguir a papinha feita!
Não haverá mais nada a explicar... 
e garanto que não é difícil! Apenas requer atenção!
Ao fim de vinte carreiras já sabemos de cor a lengalenga!!!
Qualquer engano terá de ser reparado de imediato,
porque depois vê-se o erro!!!
(Este modelo da revista tem algumas batotas... lol...)
Podem também fazer este modelo usando outros pontos.
Neste poncho é o motivo em V e rosinhas de Portugal.
 Nem a minha prima nem eu quisemos fazer a gola canelada.
Para nós é suficiente dar uma voltinha no decote 
e o poncho assenta como um lindo!!!
 Foi assim que comecei:
... e foi assim que terminei!
Com o uso esticará mais um pouco e ficará muito bem.
O que acham?
Comecei 2017 com tricô... fazendo um trabalho de peso!!!...
UM ABRAÇO

19 comentários:

  1. Ficou muito bonito o poncho, minha amiga os meus parabéns.
    Um abraço e boa semana.
    Andarilhar

    ResponderEliminar
  2. Oi Teresinha, o poncho ficou lindo, gostei muito da cor do modelo, amo esta cor caramelo!!!
    Beijosss

    ResponderEliminar
  3. Minha querida amiga, adivinha se não vou fazer!!! Sabe, não gosto de casaco, aquelas cavas me deixam um pouco inquieta, ansiosa, nada de prender meus braços! Como aqui não faz o frio daí, uso muito poncho!! Mas esse é muito fácil de fazer, um retângulo, fica estiloso, curto de um lado e mais compridinho do outro.
    Valeu, minha querida, um beijo daqui do sul do Brasil, bem longe...E o netinho??? Curte, porque crescem logo, lembra?

    ResponderEliminar
  4. O poncho é belíssimo e original.
    Gosto de os ver em quem os usa, mas nunca usei nenhum.

    A cor é linda, pois não prende com nada.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Teresinha!
    Que trabalho admirável!
    Fica-te mesmo bem e só discordo desse conceito de "cor para a minha idade", embora esse bege seja lindo.
    Guardei o gráfico. Quem sabe um dia me atrevo?
    Beijinhos e continua bem e muito bem disposta.

    ResponderEliminar
  6. Le poncho est magnifique
    Bonne et heureuse nouvelle annéé Marie-Claire

    ResponderEliminar
  7. Querida Teresinha: já tinha admirado esta maravilha lá no FB e agora vejo-o aqui também. Fica-te muito bem, adoro a cor e o feitio.Concordo com a Nina. Qual " cor para a minha idade, qual quê". Esta cor é linda ( e é quase sempre a escolha da minha filha, eheh) . Obrigada pela partilha do modelo.
    Neste momento ,estou a fazer um casaco para a minha filha ( em bege, claro) e estou a usar a lã que mostras: Valéria di Roma. Faz uns trabalhos muito bonitos e é uma lã quente e macia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Maravilhoso esse poncho. Aqui agora é muito calor agora, mas já está no meu projeto, assim que começar a refrescar vou fazer um para mim. Obrigada por dividir conosco idéias tão boas. Fique com Deus. Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Que bonito, adorei o ponto.
    Continuação de bom trabalho.

    Manuela

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresinha,

    muito lindo, tanto a côr como o modelo e fica-te muitoooo bem, Parabéns.
    Gostava de fazer um para mim mas agora estou proibida de fazer qualquer tipo de trabalhos.Espreita no meu blogue que eu digo o motivo.

    Beijinhos e bom fim de semana
    São

    ResponderEliminar
  11. Que lhe fica bem...lindamente!
    De novelos nada percebo, mas gostei imenso de a ver a sorrir.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Olá Teresinha, o seu poncho está lindo, muito lindo. Parabéns!
    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  13. O poncho ficou lindo, o da prima em vermelho também deve ser bem giro.
    Também já pensei em fazer um poncho, pelo menos não tenho que me debater com as medidas das mangas :) Vamos ver se esses pontos não são areia demais para a minha camioneta.
    Beijinhos, boa semana e parabéns pelo netinho (acho que ainda não tinha dado...)

    ResponderEliminar
  14. Teresinha, o poncho está maravilhoso e fica-lhe mesmo bem! Só não concordo com a opinião sobre a cor, isto é, que há cores para determinada idade. Apesar de estar lindíssimo e de eu adorar estas cores neutras, tenho a certeza de que o vermelhinho também lhe ia ficar muito bem. É uma questão de gosto. :) Por isso, da próxima, não se acanhe e faça lá uma peça na cor que mais gostar!
    Obrigada pela receita. Não sei se irei fazer, não sei bem porquê, é uma peça que não gosto de usar, se fosse xaile... :) mas gosto de ver nas outras pessoas!
    Um beijinho grande, até já!

    ResponderEliminar
  15. Obrigado pelo seu gentil comentário. Hoje vai este poema
    http://vieiracalado-poesia.blogspot.pt/2017/01/o-coracao-conhece-o-segredo.html Os meus cumprimentos!
    > > > > > > > > > > > > > > > > >

    ResponderEliminar
  16. Ficou lindo, parabéns!!!! Gostei de tudo. Essa cor eu também acho linda!!! Bjos

    ResponderEliminar
  17. Olá

    andava à procura de um poncho e achei este blog. No entanto, como não tenho muita prática, fiquei com algumas dúvidas: é mesmo só um retangulo? E com quantas malhas fez?

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!