terça-feira, 15 de novembro de 2011

Casaco de tricô para bebé 0-3 meses, com PAP (já corrigido na 5ª foto)

Hoje vou mostrar outro casaco para o meu neto.
É um modelo completamente liso, que fui tricotando e fotografando.
Baseei-me num outro que fiz, mas este ficou diferente.
 Resolvi colocar o passo a passo nas fotos, porque acho ser mais fácil
para quem quiser copiar o modelo.

 Aconselho muita atenção para não esquecer
 ir fazendo as casas para os botões.
Por acaso, desta vez, não tive de desmanchar nada!...
 Espero que a fraca qualidade fotográfica não impeça a visibilidade
da explicação.
 Não preciso de dizer mais nada , porque está tudo nas fotos.
A foto seguinte foi substituída por ter um erro no PAP,
(em vez de 36+22+36 o correto é 52+22+52).
O erro foi detetado pela Maria João, num comentário. 
Agradeço a chamada de atenção...
e, para a próxima prometo estar mais atenta!






Utilizei 2 novelos do fio que mostro na 2ª. foto e usei agulhas nº 4.
Quero esclarecer que precisei de 3 agulhas
porque uma tem de ficar em espera numa das frentes, 
enquanto tricotamos a outra frente.
Se o casaco for para menina, as casas serão feitas no outro lado.
Desde que vi no youtube 
como unir fios sem se notar a emenda
tenho feito sempre assim, e fica perfeito.
Segui a 1ª. parte da dica que está aqui e que eu acho brilhante!

Estou ansiosa por ver o meu neto com este casaco!!!
Obrigada pelas visitas e pelos comentários sempre carinhosos. 
Abraço-vos!

33 comentários:

  1. Olá Teresinha! que lindo casaquinho, adoro os passo a passo porque e muito mais fácil entender, obrigada por postar, já estou salvando a receitinha, adorei! BJOS!

    ResponderEliminar
  2. Que lindo!
    Acho que o modelito tem algo a ver com o esquema que me forneceste, uma vez que é tricotado numa peça única.
    Quando chega esse bebé, vovó?

    E tu, amiga, como te sentes?
    Beijo, beijo ...

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha.
    Lindo casaco.
    Seu neto vai ficar muito chic.
    bjtos.Nile.

    ResponderEliminar
  4. Terezinha que bom receber teu comentário, perdi a minha lista de blogs e estava sem teu endereço, voltarás a lista da lateral, porque assim estou recolocando os que já estavam lá, antes da zoeira do blogger, hehe, amei o casaco, super lindo mesmo, parabéns. bjinhos e obrigada pelo carinho, agora virei mais vezes por aqui.

    ResponderEliminar
  5. Olá querida Teresinha,

    que belezinha de casaquinho, fica tão jeitoso e seus pontos são bonitos, parabéns! Seu netinho ficará encantador. Coloquei na minha barra de favoritos ao lado do casaquinho transpassado. Obrigada pela dica de como juntar as pontas da lá sem fazer nó, adorei.

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha

    Ficou muito fofinho, o seu neto vai ficar muito bem com ele.

    Manuela

    ResponderEliminar
  7. O casaquinho é lindo e que passo a passo bem feito!Já copiei quem sabe algum dia faço um.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Querida Teresinha, obrigada pelo comentário tão carinhoso.
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Teresinha, a minha vida está marcada por saias deste tipo.
    A primeira usei-a no último ano do liceu ( o antigo 7º, lembras-te?) e apareço na fotografia de grupo da turma, em primeiro plano, SEM BATA, no meio das outras meninas, exibindo a saia de godés em tons de laranja e verde.
    Ainda hoje me arreliam com o meu estatuto de vedeta da companhia.
    Outras se seguiram, pois sempre me agradou o ar retro de heroína da resistência francesa (Comparar com a série Hallo, Hallo!)
    Quanto a minis, ninguém me batia e, ainda hoje, gosto de saias curtas, aproveitando a tendência atual.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que fofo...adoro estas pecinhas feitas à mão...
    Fazem-me lembrar a minha infância :-)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Quanta coisa linda, Teresinha. Não só os trabalhos mas a experiência de vida contada.Não me canso de ver. Parabéns por tudo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Bom dia Avó!
    O casaco vai ficar muito lindo... vai ser o 1º casaquinho do neto! Já está dentro da malinha!
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá, boa noite.
    Estou a fazer este casaquinho e está a ficar lindo. Dá imenso jeito a explicação PAP sobre a imagem. Na imagem 5 (do PaP) há um pequenino erro. As malhas não são 36+22+36, mas sim 52+22+52. De qualquer modo, quem está a fazer o casaco percebe logo como é.
    Muito obrigada pela sua preciosa ajuda.
    Beijinhos e bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mariajoao

      Obrigada pela chamada de atenção ao meu erro do PAP. Já o retifiquei.
      Afinal, quem o tricotasse daria por ele, mas fico contente por me chamar a atenção e por estar a tricotá-lo.
      Bj da
      Teresinha

      Eliminar
    2. Teresinha
      Claro que qualquer pessoa que fizesse o casaquinho daria pelo gato. Não era nada de grave.
      A seguir a este vou fazer aquele que a Teresinha publicou, que é traçado e que é um modelo bastante antigo. Eu queria era por 2 botões no cinto em vez de um laço em cordão (vamos lá ver se consigo).
      Obrigada mais uma vez por nos ensinar tanto.
      Beijinhos
      Maria João

      Eliminar
  14. Que coisas lindas! Parabéns
    Odete
    odet.dias@gmail.com

    ResponderEliminar
  15. Olá!! me senti muito feliz quando conheci seu blog!! voce é uma pessoa que gostei no mesmo minuto, seus trabalhos maravilhosos, seu carinho em ensinar o que sabe é fantástico!!!Parabenizo voce de coração!! que Deus te abençõe e peço licença p/ voltar sempre e aprender com voce!! agradeço de coração, bjs. meu imail é art-mar.quasetudo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Olá. Adaptei o modelo deste casaco para criança de 2 anos e ficou excelente. Obrigada.

    ResponderEliminar
  17. olá gosto deste casaco de bebe ,estou a tentar fazer mas não sei como fazer as casas para os botoes.Sera que me pode insinar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Anónimo"...: as casas são feitas tricotando 2 malhas juntas e dando 1 laça a seguir.
      Aproveito para lhe dizer que não costumo responder a anónimos!... É tão fácil escrever para o meu email, indicado no blogue, dizer quem fala e perguntar depois!
      Tenha um bom ano.

      Eliminar
  18. Olá Teresinha
    Há muito tempo que não faço tricot e agora vou ter um sobrinho e queria fazer um casaquinho. Achei este óptimo! Só queira perguntar uma coisa. O ponto é aquele que é sempre igual de um lado e do outro? Ou seja, faço sempre malha de liga? Obrigada pela atenção.
    Teresa

    ResponderEliminar
  19. É sim, Teresa, todo feito em liga. Eu acho que é o ponto que cresce com os bebés!

    ResponderEliminar
  20. Querida Teresinha: Inspirei-me nos seus trabalhos e coloquei minhas agulhas a trabalhar. Tenho o blog zizarteira e postei lá os trabalhos feitos para o meu netinho e agora, que alegria: chega uma netinha no início de novembro. Também estou tricotando... Com muita alegria e não poderia deixar de compartilhar com vc. Beijos no seu coração e continue dando suas receitas maravilhosas...

    ResponderEliminar
  21. Ola Teresinha,tem um dom muito especial explica passo a passo muito bem, entende-se perfeitamente. Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  22. Olá Teresinha,num serão fiz o casaquinho igual que fez ao seu netinho,ficou lindo.Venho aqui ver se tem receita de mais casaquinhos com a sua explicação. adorei.beijinho

    ResponderEliminar
  23. Adorei o casaco mas não entendi com se faz o punho.a minha avó era portuguesa nasceu em Coimbra, veio para o Brasil depois que casou.O meu avô também era portugues. um abraço

    ResponderEliminar
  24. Olá, estou a fazer este modelo, com umas pequenas alterações, mas estou a seguir o seu pap, obrigada por partilhar, bjos doces

    ResponderEliminar
  25. naõ tem como naõ gostar saõ tantas preciosidades ,que é tudo dispensa qualquer comentários ,só elogios sinceros!"

    ResponderEliminar
  26. casaco simples e rápido de fazer, é a segunda vez que o estou a fazer para oferecer. no primero fiz o punho de outra forma pois a linha tinha efeito e fiucou super giro. mas agora queria fazer igual, mas estou com duvida como fazer o punho.
    seria possivelmuma ajudinha 😃

    ResponderEliminar
  27. lindo modelo e simples de fazer. É a segunda vez que o estou a fazer. no primeiro como a linha era fofinha fiz o punho tudo no mesmo ponto. agora queria fazer igual à imagem.
    como faço para não tricotar os 6 na volta?
    desde já obrigado pela ajuda ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra,
      o ponto é todo o mesmo: liga ou tricô.
      Para que a manga fique mais apertada no punho, essas 6 malhas são tricotadas em carreiras encurtadas, alternadamente: a 6 malhas do fim da manga, volta o trabalho e tricota para trás. Na carreira seguinte tricota até ao fim, ou seja, tricota as 6 malhas que tinha deixado sem tricotar.
      Não sei se consegui fazer-me entender! Diga-me se percebeu. Se não... eu tento explicar melhor.

      Eliminar
    2. Teresinha obrigado pela tua rápida resposta.
      sim acho que percebi. É fazer a carreira encurtada (6ultimos pontos)alternadamente...
      depois digo como ficou 😉

      Eliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!