segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Casaco comprido de tricô para menina, tam. 1 a 3 anos

STOP SOS!!! 
OBRIGADA!
A minha querida conterrânea Nélia, do blog Magia do Crochet,
vai-me enviar o fio que me faltava.
De qualquer modo agradeço também às outras amigas
que se prontificaram a ajudar-me nesta hora difícil!!!...

Aqui vai um casaquinho que fiz há 14 anos 
para a minha neta mais velha.
Nessa altura o casaco ficava-lhe grande, ela só tinha 1 ano,
arregaçava mais as mangas, 
mas foi com ele vestido que aprendeu a andar,
repetindo o que eu lhe dizia "cudado, cudado..." para não cair!...
 O passo a passo está muito primitivo,
mas com a neta ao colo não consegui fazer melhor
e agora não me apetece substituir por outro mais perfeito.
Acho que vão entender mesmo assim tosco!
 Já não sei que fio usei, mas era grossinho, de meada da Brancal 
e acho que usei agulhas nº 5.
 Como podem ver tricotei-o todo em liga,
 por isso ele cresceu com o uso!
As mangas foram feitas depois de cosidos apenas os ombros,
usando o truque que é perfeito:
levantar as malhas com a ponta do fio para o lado esquerdo,
passar as malhas para a outra agulha
 e começar então a tricotar a manga.
Aqui os sinais vermelhos são também 2 malhas tricotadas juntas.
Só depois é que fecho as mangas e os lados do casaco.
 Dou as medidas em centímetros, 
mas quem quiser, ampliando as fotos, pode contar os pontos.
Em baixo, levantei as malhas para a gola, 
do mesmo modo que para as mangas.
Aqui os sinais vermelhos são aumentos de 1 malha escondida,
isto é, sem fazer buraco.
 O pormenor da gola e das mangas...
... para quem quiser contar os pontos.
 Tirinha colocada no fim e que deu uma certa elegância
ao casaco tão simples.
 Também fica bem assim.
.
Espero que tenham gostado, apesar de não ter nada de especial.
É muito fácil e rápido de fazer, é quentinho e veste muito bem.
AQUI poderão encontrar o excelente gráfico feito pela Izabel
e o respetivo modelo tricotado na perfeição.
Acho que ficou melhor do que o meu...
o que muito me alegra.
Assim já sabem onde ir ver a receita tão solicitada
e executada de forma perfeita.
Para a Izabel, mãos de fada, PARABÉNS e OBRIGADA.
ABRAÇOS.

35 comentários:

  1. Teresinha, está perfeitissimo, lindo e muito fofo.
    Esse rosa pálido também é muito discreto, enfim tudo muito mimoso, especialmente quando se trata de uma bébé, e neta.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha

    Que casaco mais bonito! Com 14 anos e parece muito actual.

    Manuela

    ResponderEliminar
  3. Oi Teresinha...
    Que casaco lindo...parabéns.
    Um abraço.
    Suh

    ResponderEliminar
  4. Teresinha, um casaquinho intemporal. É de princesa.
    Tenho uma fotografia que os meus pais me tiraram ou mandaram tirar quando eu tinha menos de 2 anos, em que apareço, (tão gira...) vestida de boneca ou de princesa, com um vestidinho todo bordado a ponto de cruz!
    Já não se vestem as meninas como antigamente. Só tu perpetuas o requinte.

    Quanto à mesa com toalha, o que eu queria dizer é que, de repente, ficou piroso usar naperons ou toalhas bordadas nas mesas.
    Também acho uma tristeza muito grande e, por isso mesmo, borrifo-me para as modas e a casa é a minha cara.
    Beijo, querida.
    Ainda bem que conseguiste o novelo.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, e a história da netinha, hehe, o casaco é muito lindo, amei a presilha nas costas, muito clássico e belo mesmo, parabéns, bjinhos querida e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
  6. O casaco é lindo e a história também...
    A Teresinha é uma fada..
    abs,

    ResponderEliminar
  7. Que coisa linda amiga, não resisto, tenho que copiar... amei. Continue assim, compartilhando conosco suas idéias, voce é perfeita. Bjos mil.
    http://www.segredodaslinhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Teresinha, não posso acreditar que não trates das tuas petrninhas!!!
    Então a cirurgia vascular para que serve?
    E, nem sequer significa que tenhas de recorrer à cirurgia, pois há métodos alternativos excelentes ( Laser, rádio frequência, que sei eu...?)-
    Quanto aos saltos, princesa, precisa não! É muito fashion o estilo bailarina, OK?
    Mais alguma dúvida?
    Beijo, linda

    ResponderEliminar
  9. Não sei se meu comentário anterior saiu. Mas tua obra é simplesmente linda. Gostaria de fazer, mas meu tricô é muito restrito e só consigo fazer com receita. Se tiveres eu agradeço. Meu e-mail é: enarmariliam@ufsm.br
    Parabéns
    Enar Marilia Mussoi

    ResponderEliminar
  10. Rita de Cassia Ramos30 de maio de 2012 às 02:09

    Dona terezinha,Por favor,adorei esse casaco e queria fazer para minha sobrinha de 9 meses.Qtos pontos coloco e que tamanho corpo e mangas?Podes me ajudar?Obrigada,bjs.

    ResponderEliminar
  11. Sou a Rita e acabei de colocar um comentário.Esqueci de dar meu email,pedi para senhora me auxiliar num casaco desse rosa para minha sobrinha de 9 meses.Precio de todas as medidas,Podes me ajudar?Obrigada bjs

    ResponderEliminar
  12. Teresinha, querida!
    Estava na internet a procura de uma receita para fazer um casaco comprido para minha neta, quando encontrei essa sua receita.
    Pois sabe que consegui fazê-lo? rsrsrs
    Agora estou aqui para agradecer e gostaria de lhe enviar a foto de minha neta com o casaquinho...
    (por favor me envie um endereço para que possa fazê-lo)
    agradeço de coração
    ficou lindo!!!
    obrigada pela grande ajuda...
    beijo

    ResponderEliminar
  13. Oi Terezinha e Raquel.
    Se tiverem a receita poderiam me mandar? Meu email é emiliadias51@gmail.com
    Queria muito fazer o casaco para a minha neta de 3 anos. Super obrigada e parabens! beijos Emilia

    ResponderEliminar
  14. Dna. Terezinha.faço trico a tempo, mas aprendendo aqui e ali com pessoas bondosas como a sra.queria fazer o casaco comprido, rosa para menina de 1 a 3 anos, por favor poderia mandar-me a receita passo a passo? ficarei muito grata se assim o fizer.parabens e muito obrigada.
    Maria Leonilda
    meu hotmail é:
    mleonildajuciuski45@hotmail.com

    ResponderEliminar
  15. foi a primeira vez que vi este blogue,parabéns,e gostei muito também gosto muito de tricotar,e fazer trabalhos manuais,é a minha terapia um abraço,m.f.

    ResponderEliminar
  16. parabéns... seus trabalhos são lindos...

    ResponderEliminar
  17. OBRIGADA TEREZINHA, A QUEM PEÇO LICENÇA PARA FAZER O CASACO DE SUA NETINHA PARA UMA SOBRINHA AQUI, E A ISABEL POR TANTO CARINHO MOSTRADO COM SEu GRÁFICO ... BEIJOS NAS DUAS, DÊNIA

    ResponderEliminar
  18. você me daria a receita do casaco rosa para uma menina de 2 anos meu email é rosalia_culinaria@hotmail.com muito obrigada.

    ResponderEliminar
  19. Que casado simples e chic!!!! Parabénsss... Tenho uma neta de 18 meses e vou tentar fazer....obrigada pela generosidade em postar e permitir que façamos um linda criação!

    ResponderEliminar
  20. Que casado simples e chic!!!! Parabénsss... Tenho uma neta de 18 meses e vou tentar fazer....obrigada pela generosidade em postar e permitir que façamos um linda criação!

    ResponderEliminar
  21. Boa noite! Poderia enviar a receita do casaco rosa para meninas de 1 ano e meio. Ele é muito lindo. Obrigada.Regiane

    ResponderEliminar
  22. Muito lindo o seu blog! Adorei! Gostaria da receita desse casaco, tenho três netas, Boas festas pra vc e toda a sua familia:. Obrigada! meu e-mail: trsimiao@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  23. Adorei o seu Blog! Gostaria de receber a receita desse casaco, tenho três netinhas. Meu e-mail: trsimiao@yahoo.com.br. Boas festas e obrigada!

    ResponderEliminar
  24. Dª. Terezinha andava a procurar um casaco para a minha neta de 4 anos, e fiquei fascinada com este rosa, será que me pode dar as medidas e o gráfico. Também já comecei um seu branquinho para mais um neto (a) que ai vem. Estou fascinada com os seus trabalhos e como vem tudo explicado, para quem não sabe muito bem isto é uma grande ajuda.
    Meu mail é: amre@sapo.pt
    Sou de Sintra e adoro os Açores, quando lá fui fiquei com vontade de lá viver. É uma Paz.

    Muito obrigado. Ana Maria

    ResponderEliminar
  25. Amei seus trabalhos e já estou te seguindo. te convido para conhecer e me seguir também.
    blogfiosealindasdaleni
    Abraços

    ResponderEliminar
  26. casaco simples e elegante...gostei

    ResponderEliminar
  27. Que lindinho acho que vou fazer para minha sobrinha neta bjs

    ResponderEliminar
  28. BOM DIA , POR GENTILEZA A SRA PODERIA MANDAR A RECEITA DO
    CASQUINHO ROSA DA SRA. TERINHA LINDO LINDO O CASACO
    MUITO OBRIGDA MEU E-MAIL ikacella@gmail,com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ika, eu não tenho a receita deste casaco, mas pode ampliar as fotos e copiar.

      Eliminar
  29. Hola Teresinha Saludos desde Chile
    Hermoso abrigo
    Muchas Gracias por compartirlo
    Marcia.

    ResponderEliminar
  30. Hola Teresinha
    Un saludo desde Chile
    Hermoso abrigo
    Gracias por compartirlo.
    Amapola

    ResponderEliminar
  31. Boa noite gostaria de fazer para minha neta que tem 5 anos mas so consigo fazer com receita. Se fosse possível mandar para meu email ficaria muito grata. Um abraço.
    Meu email:
    Lmsteigleder@gmail.com

    ResponderEliminar
  32. Millen Guedes , por favor, eu gostaria de receber a receita por email, pois só com o gráfico eu não entendo , quero fazer para minha única neta, a Helena 🥰
    E-mail: milluan242@gmail.com
    Desde já, agradeço🌹😘

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!